sábado, 24 de março de 2012

REVIEW: Nokia N8 com Symbian Belle



Pode ser que esse review seja tardio, tendo em vista que estamos em 2012 e o Nokia N8 foi lançado em 2010, mas não pude deixar de me surpreender ao pegar o aparelho em fevereiro desse ano. Já tive outros aparelhos Nokia, mas somente celulares;  como smartphone, o N8 foi o primeiro. Minha escolha por ele foi tão somente para fugir do Android (mesmo do mesmo) e do iOS, como sempre gostei do Symbian (podem rir) o N8 foi a escolha óbvia dentro da faixa de preço que pude optar.

O que chama a atenção logo que você pega no aparelho, é a qualidade do material empregado em sua construção. Revestido por alumínio e plástico de boa qualidade nas bordas superior e inferior, ele tem boa pegada mesmo sendo um pouco pesado (135g). A tela é AMOLED, o que confere precisão e conforto ao toque; a tela é revestida pelo consagrado Corning Gorilla Glass, vidro especial que torna o visor resistente a pequenas pancadas e arranhões, mas por favor não exagere!

 
Em 4 cores diferentes


O sistema é o já conhecido, porém renovado, Symbian em sua versão S^3, atualizado posteriormente para o Anna e finalmente para o Belle. Nessa nova versão, por estratégia de marketing, a empresa finlandesa trocou o nome do sistema de Symbian Belle para Nokia Belle, talvez para tentar dissociar o novo sistema dos estigmas do passado, pois realmente agora o Symbian parece outro sistema. Os widgets possuem diferentes formas e tamanhos e a própria navegação pelas telas ficou mais fluida, arrisco dizer que o Nokia Belle é mais rápido que seu antecessor, inclusive seu navegador nativo não fica pra traz em relação ao mais utilizado nos Symbian até então, o Opera Mini . Hoje o sistema da Nokia não deve nada aos concorrentes, até mesmo em número de aplicativos, pois a Ovi Store (http://store.ovi.com) contém milhares deles e em diversas categorias, muitos são gratuitos.

A câmera é um show à parte. Lentes Carl Zeiss de 12 Mpixel com flash Xenon, são a cereja do bolo desse magnífico câmeraphone! Faz vídeos em HD (720p) até 30 FPS e as fotos tem qualidade magnífica. Estarei postando aqui futuramente algumas fotos feitas com o N8. Apesar do Hardware um pouco modesto (processador de 680 Mhz e 256 MB de RAM) rodou vídeos tranquilamente, inclusive XVid com legenda.

Lente Carl Zeiss, Tessar 2.8/5.2, 12 MP com Flash Xenon
 
Enfim, se você procura um smartphone com preço na faixa dos R$ 900,00 e não se preocupa com modismo, leia-se Android, e também quer fugir dos altos preços praticados pela Apple, então o N8 é uma excelente opção. Como se não bastasse a qualidade da construção, o design que faz o aparelho parecer uma joia, ele ainda traz ótimos recursos, alguns inexistentes nos concorrentes, como o USB-ONTHEGO que permite conectar pendrives, HDs, mouse, teclado e qualquer dispositivo USB que você precisar, saída HDMI já com cabo incluso, para ver suas fotos e vídeos em uma TV de alta definição, GPS, A-GPS, 3G, Bluetooth 3.0 Estéreo, Wi-Fi e 16 GB de capacidade para armazenamento interno, expansível até 48 GB utilizando cartão MicroSD.

Texto por: Claudio Santos (sukitaonews@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário